Ser para poder servir (ptg)
OBJETIVO GERAL:
"Dar, aos Assessores e acompanhantes da JMV, elementos de reflexão, análises, espaços para a partilha de experiências e oração para os ajudar no trabalho de acompanhamento; para que no final do encontro reforcem o seu entusiasmo de partilhar a sua vida com os jovens."
Para compreender o "SER", ou seja, a razão de estarmos aqui, e para responder livremente ao chamamento que o Senhor nos faz, devemos primeiro entender:
[1]Como tudo começou?
(a) "A EXPERIÊNCIA TEVE INÍCIO NA GALILEA"... com Jesus de Nazaré ... que nos chamou a partir da nossa realidade de pecadores.
(b) Em 1830, por meio de Maria, recebemos um novo chamamento que nos convida a fortalecer o caminho percorrido a partir da profunda renovação do nosso compromisso Batismal. Por que é que, sendo pecadores, temos a oportunidade de acompanhar e responder com carinho e dedicação a este chamamento da Mãe de Jesus e nossa mãe?
(c) Na nossa realidade, Jesus volta a dar-nos a oportunidade de responder-lhe através do chamamento explícito de sua mãe, da Medalha Milagrosa.
--- Porquê nos escolheu a nós? Pelas nossas qualidades e habilidades? Por que é que fixou os olhos em nós e nos chamou pelo nosso nome para acompanhar esta Associação, que encontra a sua origem na Vontade expressa na Medalha Milagrosa?
[2] CONSEQUÊNCIAS E SIGNIFICADO DE TUDO ISTO:
[a] Trabalho? Privilégio? DOM?
[b] Parábola da Boneca de Sal: "Era uma vez uma boneca de sal que, depois de caminhar pelo deserto e terras áridas, descobriu o mar, que nunca tinha visto, e por isso não conseguiu comprendê-lo. A boneca de sal perguntou ao mar: «Quem és tu?» E o mar respondeu: «Sou o mar!» «E o que é o mar?» E o mar respondeu: «O mar sou eu.» «Não entendo», disse a boneca de sal, «e gostaria muito de entender. Que tenho que fazer?» O mar respondeu: «Toca-me». Então, a boneca de sal tocou timidamente o mar com as pontas dos dedos dos pés... e sentiu que começava a entender. Mas de seguida percebeu: «Olha, perdi as pontas dos meus pés! Que me fizeste mar?» E o mar respondeu: «tiveste que dar um pouco de ti para me compreenderes.» E a boneca de sal começou pouco a pouco a entrar no mar, avançava muito solene e lentamente como quem fosse dar o passo mais importante da sua vida. À medida que entrava mais dentro do mar, mais se dissolvia e ia entendendo cada vez melhor o que era o mar. Entretanto a boneca de sal repetia, para si própria, a pergunta: «o que é o mar?» Até que foi enrolada totalmente por uma onda. E no último momento, antes de ser totalmente diluida pelo mar, a boneca de sal ainda conseguiu dizer: «o mar… o mar sou eu!»
[c] Algumas citações para partilhar:
- O Reino de Deus está dentro de ti...
- Rema em mar adentro... Não tenhas medo...
- Quem quiser seguir-me... que se negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
- Não há maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos.
- Mestre, onde moras...? Vem e verás! As raposas têm covis, os pássaros ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
[3] ATITUDES BÁSICAS A CONSIDERAR:
- Não somos donos, nem proprietários de nada.
- Recebemos uma responsabilidade enorme.
- Jesus é quem conduz a barca, quem vai ao leme.
- Ninguém pode dar o que não recebe.
- A última palavra: a Divina Providência... Deixemo-nos conduzir!
- IDE… SEM MEDO... PARA SERVIR (Homilia de Envio, do Papa Francisco, na JMJ 2013)
[4] SER EM JESUS ... O RESTO VIRÁ POR ACRÉSCIMO
Deus chama-nos DESINTERESADAMENTE porque nos ama e acredita que nos basta a sua GRAÇA para RESPONDER-LHE. Como Assessores, devemos responder a este chamamento...
SER / CAPACIDADE --- SERVIR / OPORTUNIDADE
- Humildade --- Força Transformadora (Magnificat)
- Gratidão --- Disponibilidade
- Oração / Abertura --- Compromisso/Processo
- Escuta --- Palavra
- Povo de Deus (Família/Comunidade) --- Reino de Deus
- Formação --- Incidência Histórica
- Ousadia/ Arriscar --- Amor Providente (ABBA)